terça-feira, 21 de abril de 2020

Só a Terra Permanece




Informações Técnicas

Páginas: 356
Ano: 1990
Autor: George R. Stewart
Editora: GRD



SINOPSE:
Enquanto o jovem estudante de geografia Ish estava isolado nas montanhas fazendo um trabalho para a faculdade, uma doença dizima a vida na Terra deixando apenas alguns poucos sobreviventes. Ele então faz uma jornada solitária pelos EUA, encontrando pessoas abaladas pela tragédia, voltando depois à sua cidade natal e tomando a casa de seus pais como nova moradia. Ao longo do tempo ele vai encontrando pessoas com quem forma uma tribo


A História

Só a Terra Permanece é um livro de ficção científica escrito por George R. Stewart e lançado em 1949, a história acompanha Isherwood Williams (ou simplesmente Ish), um estudante de geografia, que estava isolado nas montanhas fazendo uma pesquisa de campo, mas ele é picado por uma cobra e passa alguns dias de terror entrando e saindo de um sono febril. Quando finalmente se recupera Ish resolve voltar para a cidade. Mas há algo estranho. Todas as ruas estão desertas, todas as lojas estão fechadas, então ele encontra um jornal e o que está escrito o deixa estarrecido: um vírus desconhecido havia dizimado quase toda a humanidade.
Depois de um momento de reflexão Ish decide que ele não pode ser o único sobrevivente, alguém mais deve ter sobrevivido então ele viaja pelos Estados Unidos na busca por sobreviventes, onde encontra apenas pessoas muito afetadas pela tragédia: uns bêbados que não veem mais nenhum sentido na vida, outros loucos e armados, então ele acaba voltando para sua cidade, tomando como moradia a antiga casa de seus pais. Com o passar do tempo vão se juntando a ele algumas pessoas menos impactadas e assim eles começam a formar uma “tribo”, um reinício da civilização.

Opinião

Para ler essa história é necessário um pouco de esforço, a primeira parte do livro é bem enrolada e parece que não leva a lugar algum, porém ela é importante para mostrar ao leitor da situação da terra (ou melhor dos EUA), das pessoas sobreviventes e para nos fazer criar uma certa empatia com o personagem principal após o desastre. Nesse começo o foco fica nos conflitos e decisões internas de Ish, e nas previsões de como seria a evolução do planeta após a queda dos Homens, o que é um prato cheio para aqueles que gostariam de um vislumbre da Terra sem a influência dos Humanos.
Se a primeira metade do livro é enrolada e “difícil” de ler, a segunda é completamente  oposta, começam a surgir mais personagens e o que te prende ao livro não são grandes batalhas, ou “cenas” de perseguição, e sim a interação entre os personagens, as diferenças entre cada membro do grupo e em como eles lidam com isso. Você devora as páginas para saber como o grupo vai superar esse ou aquele problema, você se irrita com a indiferença dos mais jovens, e se abala com as tragédias que acontecem.
Só a Terra Permanece é uma história que, apesar de o começo lento exigir um pouco paciência, a forma como a história se desenvolve, principalmente a partir da introdução e do desenvolvimento de novos personagens, vale totalmente o esforço.

“Uma geração vai e outra geração vem; mas a Terra permanece.”
Eclesiastes 1:4 

0 comentários:

Postar um comentário