domingo, 20 de maio de 2018

Primeiros Americanos


Quando os europeus chegaram, a América já era povoada. Milhões de indivíduos de diversas tribos se espalhavam por todo o continente. Até o final do século XIX pouco se sabia a respeito do passado dos nativos do continente. Afinal quem são esses povos? Quando e como chegaram ao continente que hoje chamamos de América?

Teoria Clovis-primeiro

Durante a última era do gelo o nível do mar baixou (aproximadamente 120 metros abaixo do atual nível) deixando à mostra uma faixa de terra firme que ligava a Sibéria (Ásia) ao Alasca (América do Norte). Essa faixa recebeu o nome de Beríngia e começou a emergir a aproximadamente 38000 anos até ser novamente submersa por volta de 11700 AP.
A teoria Clovis-primeiro, que era consenso entre os pesquisadores até a década de 1980, tem como ideia central de que os primeiros americanos são provenientes da Ásia e vieram para a América através da Beríngia, chegando a América do Norte através de um corredor entre as geleiras ou através de navegações ao longo da costa.

Estreito de Bering com a borda marrom claro representando a Beríngia
Imagem de: nps.gov

Essa teoria é fundamentada em uma descoberta feita no início da década de 1930, próximo a cidade de Clovis (Novo México, EUA), onde foram encontrados vestígios de habitação humana primitiva, havia ferramentas de osso (martelos e raspadores), pontas de projetil e ossadas de animais, sendo que as primeiras análises afirmam que o complexo de Clovis é de 9500 a 9000 A.C., porém já no século XXI, análises mais precisas foram feitas e dataram o complexo entre 9050 a 8800 A.C.

Teoria descartada

Descobertas recentes derrubaram a teoria Clovis-primeiro, demonstrando que os seres humanos estão na América muito antes do início da cultura Clovis. Em Monte Verde no Chile foram encontradas evidências de ocupação humana a cerca de 14500 AP, no sítio arqueológico da Serra da Capivara há indícios de presença de povos nômades a mais de 20000 anos, em 1974, no sítio arqueológico Lapa do Santo, Minas Gerais, foi encontrada Luzia, um crânio com mais de 11000 anos de idade. Só que Luzia era diferente de todos os outros paleoíndios encontrados até então. Ao invés das características asiáticas encontradas até então, Luzia possui feições semelhantes aos dos aborígenes australianos. Apesar de enfrentar muita rejeição no começo, parte dos pesquisadores acreditam que os primeiros americanos vieram da Austrália (provavelmente de barco) muito antes de as rotas livre de gelo através da Beríngia estarem disponíveis, principalmente devido a descoberta de mais esqueletos com as mesmas características de Luzia.

Reconstituição  do rosto de Luzia.
Foto: USP

Migração pelo Pacifico

Com a descoberta dos esqueletos aliada a comprovação da presença humana muito antes das rotas livres de gelo estarem disponíveis ganha força a teoria de que os primeiros humanos a chegar na América navegaram 13500 quilômetros desde a Austrália até a costa oeste do continente americano, sendo que essas pessoas de características negroides descendentes dos primeiros humanos a deixarem a África cerca de 100000 anos atrás.
Apesar de chegarem a América muito antes dos asiáticos, não há evidencia genética de que os nativos que ocupavam o continente (hoje vivem apenas em algumas reservas) quando os europeus chegaram são descendentes diretos dos Africanos/Australianos e sim de povos asiáticos. Para explicar esse fatos os defensores da migração pelo Pacifico, afirmam (baseados nas mudanças da forma dos crânios encontrados alguns milênios após a chegada dos asiáticos e em pinturas rupestres, que indicam o aumento da violência nesse período) que os asiáticos que vieram do norte foram gradualmente destruindo os primeiros habitantes do território.



A identidade dos primeiros americanos e como eles chegaram aqui ainda é um assunto controverso e nebuloso. A teoria Clovis-primeiro que foi um consenso durante muito tempo foi descartada com achados recentes, isso porém traz mais perguntas do que respostas: Como vieram? Se vieram da Austrália como fizeram para atravessar o oceano com as tecnologias da época? O que aconteceu após chegar ao continente? Como foram destruídos? Perguntas sem respostas até o momento. Só o tempo e o avanço dos estudos trarão as respostas (ou, provavelmente mais perguntas).



Referências


PAULS, Elizabeth. “Native American”; Encyclopædia Britannica. Disponível em https://www.britannica.com

FERNANDES, Thaís.“Os primeiros habitantes da América do Norte”; Ciência Hoje. Disponível em http://www.cienciahoje.org

ROMERO, Simon. “Discoveries challenge beliefs on humans' arrival in the Americas”; The New York Times. Disponível em https://www.nytimes.com

Ancient Voices: The hunt for the first Americans”; BBC News. Disponível em http://news.bbc.co.uk

Who were the first Americans”; National Geographic. Disponível em https://news.nationalgeographic.com

A origem do homem americano é contestada”; Agência Fapesp. Disponível em http://agencia.fapesp.br

CASTRO, Fábio de. “Estudo descarta a chegada de humanos às Américas pelo Estreito de Bering”; Estadão. Disponível em http://ciencia.estadao.com.br

2 comentários:

Giani Costa disse...

Adorei o post! Diferente, porém igual, pois trata-se de uma história, porém real. Saber sobre a história da humanidade talvez seja a única coisa que me encante mais do que as histórias que lemos no Clube do Livro.

Felipe Hohlenwerger disse...

Que bom que gostou! A história de modo geral é um tema que me fascina pretendo fazer mais posts como esse!

Postar um comentário