terça-feira, 26 de dezembro de 2017

O Lobo das Planícies (O Conquistador #1)

Páginas: 420
Ano: 2008
Autor: Conn Iggulden
Editora: Record


SINOPSE:
Temujin, segundo filho do chefe dos lobos, tinha apenas onze anos quando seu pai morreu numa emboscada. A família foi expulsa da tribo e deixada sozinha, sem comida nem abrigo, para morrer de fome nas duras planícies da Mongólia. Foi uma dura introdução a um súbito mundo adulto, mas Temujin sobreviveu, aprendendo a combater ameaças naturais e humanas.


O lobo das planícies é um livro de ficção histórica escrita por Conn Iggulden e conta a primeira parte da história de Temujin, desde sua infância na tribo dos lobos até se tornar um líder militar implacável contra seus inimigos.
A Mongólia do início do século XIII era um local dividido em diversas tribos que em alguns períodos faziam negócios enquanto em outros viviam em guerra, um mundo duro onde os guerreiros tinham orgulho em sequestrar mulheres de outras tribos para serem suas esposas. O inverno era cruel e apenas os mais fortes sobreviviam.
Temujin era filho do Cã da tribo dos lobos e tinha como objetivo se tornar Cã depois de seu pai, mas quando ele tem apenas 11 anos seu pai morre após uma emboscada e um novo Cã toma a tribo e expulsa Temujin e sua família sem armas ou comida, para que eles morram no rigoroso inverno das estepes.
Neste momento é dado um destaque maior para Hoelum a mãe de Temujin, mostrando toda a força que ela teve que ter e transmitir aos filhos, para eles não se entregassem ao desespero e sobrevivessem. O tempo vai passando e eles vão conseguido sobreviver e até melhoram de vida fazendo comércio com outros desgarrados como eles. Quando eles começam a se sentir seguros acontece algo que os lembra dos perigos da vida sem uma tribo para protegê-los, o ódio cresce dentro de Temujin, e ele arquiteta um plano para se vingar dos responsáveis pelo seu sofrimento, e o que ele faz em seguida abala o mundo.


A história é escrita de forma simples e dinâmica, alternando momentos de ação com momentos mais dramáticos, os personagens, exceto Temujin, não são completamente desenvolvidos, mas ainda assim são bons personagens que devem estar mais em foco nos próximos livros.
O pano de fundo da história, a ambientação também é muito bem feita, sendo que o autor viveu por um tempo entre os mongóis, ouvindo suas histórias e aprendendo os seus costumes, suas tradições.
Enfim O Lobo das Planícies é uma leitura recomendada a todos aqueles que gostam do gênero, com uma narrativa simples, batalhas muito bem descritas e um personagem principal forte e capaz de grandes feitos.

3 comentários:

Mateus Honório disse...

Parabéns pela resenha. Objetiva, empolgante e o melhor: Sem spoilers. :)

Felipe Hohlenwerger disse...

Obrigado. Vc precisa urgente ler os próximos da saga! kk

*Maga do Chaos* disse...

Me interessei pela história, você conseguiu fazer a resenha ser instigante sem soltar os acontecimentos mais importantes. Fica só a pergunta, será que esse vou conseguir ler? Rsrsrs

Postar um comentário