domingo, 11 de outubro de 2015

Minha jornada pelos Quadrinhos

Dessa vez vou falar um pouco de HQ (Histórias em Quadrinhos). Eu sou um dos novos leitores de HQs, influenciados pelo grande boom dos filmes de Super Heróis, principalmente os da Marvel (mesmo que a trilogia The Dark Knight são para mim os melhores filmes de Super Heróis) que estão fazendo muito sucesso com histórias leves e muito bem feitas.
Guerra Civil
Eu comecei com as scans de Guerra Civil da Marvel, são mais de 100 revistas e com muitas histórias paralelas, apresentando aos poucos a crise que causaria a Divisão entre os heróis, talvez por ela começar assim tão devagar ainda não me empolgou de verdade, não me entenda mal, a história é boa mas vai acontecendo muito devagar então eu acabo sempre deixando ela de lado e lendo outras coisas.

Em uma das HQs de Guerra Civil é mencionado algo sobre a Guerra Kree-Skrull deixando a entender que a população da terra se voltava contra os heróis, no caso os Vingadores, então eu fiz mais uma parada em Guerra Civil e fui ler Guerra Kree-Skrull. Não se trata de uma história grande, são apenas 10 HQs, li tudo em apenas um dia, mas é uma história confusa, tem personagem que se transforma  três vezes (transformação física mesmo), os diálogos em geral são muito bobos, mas em contra partida o conflito criado para a história é muito bom, existe uma tensão constante, com um risco palpável, faz com que você tema pelo personagem. Guerra Kree-Skrull é uma história em que os erros e acertos se equivalem, está longe de ser uma grande obra, mas também não é um lixo.

Também dei uma volta pelas HQs Europeias, e posso dizer que, para quem gosta de História e de mitologia (principalmente nórdica) elas são um prato cheio. O jeito mais fácil de lê-las é através de scans, já que não é muito fácil de achar para comprar. 
Apesar de gostar muito de história e de  mitologia não li muitas HQs europeias, tentei ler Sigfried mas não estava muito no clima para ler esse tipo de história, não estava afim de mitologia, eu queria história, o que eu queria era Roma, li então A Última Batalha (Publicado no Brasil pela Panini), que se passa na invasão da Gália, mais precisamente no cerco de Alésia, a história é boa, não mais do que isso, a trama é bem desenvolvida e os diálogos são muito bons, mas o final é muito corrido e também muito fácil, (o protagonista fala, acontece, acabou).
Em seguida eu parti para, A Expedição - O Leão da Núbia, (não publicado no Brasil), a história se passa no Egito sob domínio romano, esta sim é uma excelente história, uma trama surpreendente e muito bem desenvolvida, os acontecimentos vão se encaixando, criando um suspense e uma tensão sobre o que vem a seguir. Infelizmente a história não acaba nesta HQ e a segunda parte não se encontra em lugar nenhum (pelo menos eu não encontrei). A Expedição - O Leão da Núbia é excelente mas fica com aquele gosto de quero mais.

A Expedição - O Leão da Núbia

Deixei por último as histórias da DC. Dizem que deixamos o melhor para o final, e neste caso é 100% verdade, não são todas as obras da DC que são boas, vide A Morte do Superman, que particularmente achei uma história muito boba, mas há quem goste, tanto que ela é considerada um clássico. Mas há duas sagas/arcos que são brilhantes o primeiro é Crise nas Infinitas Terras que foi durante um tempo o fim do multiverso DC, a história começa meio devagar, mas com um grande perigo presente desde o inicio, vai empolgando na medida em que os heróis (não apenas heróis) vão se juntando para combater este mal que ameaça a todos os universos. A trama é muito boa, mas a estória só te prende mesmo mais ou menos na metade do arco, os personagens também são bem aproveitados tanto heróis quanto vilões.
A segunda saga/arco Injustice: Gods Among Us (Injustiça: Deuses Entre Nós) a história é baseada em um jogo, e talvez seja a melhor de todas as que eu li, com certeza é a que eu mais gostei, a estória te prende já na primeira revista, também não é rasa e apenas divertida, aborda temas como politica, abuso de poder e também joga aquela dúvida "O que é o bem? O que é o Mal?", os desenhos também são muito bem feitos. Injustice já está em seu quarto ano e em nenhum momento teve queda na qualidade, consegue aproveitar bem todos os personagens (e mata-los também). Não importa se você estiver iniciando no mundo das Histórias em Quadrinho, ou mesmo se você for um veterano colecionador, esta HQ é leitura obrigatória a todos que gostam de histórias de Super Heróis.

Injustice: Gods Among Us

Bom, este post era para ser sobre HQs e Mangás, mas eu não li nenhum Mangá, não conheço muitos e dos que eu conheço quase nenhum me dá vontade de ler, a única exceção e o único mangá (até o momento) a figurar na minha lista de leitura é Death Note.